terça-feira, 19 de outubro de 2010

A VEZ E A VOZ DAS MULHERES NO BRASIL

Dilma e Marina obtiveram quase 70% dos votos da população brasileira no primeiro turno dessas eleições. Uma prova de que o nosso País é capaz de superar todas as formas de preconceito. É por isso que temos certeza que neste segundo turno esse gesto se repetirá, elegendo Dilma Presidente do Brasil. É a vez da Dilma, mulher que já provou ter compromisso com o povo brasileiro, governar e aprofundar as mudanças que o Presidente Lula começou.
Vejamos algumas políticas e ações que estão mudando a vida das mulheres no Brasil e que terão continuidade com Dilma:
NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Dilma presidente vai garantir que a Lei Maria da Penha seja cumprida em todo o Brasil e vai continuar promovendo políticas capazes de reduzir todas as formas de violência contra as mulheres. O Pacto Nacional de Enfrentamento à violência contra a mulher do Governo Lula foi o maior exemplo dessa política. Vários municípios do RS assinaram o Pacto com o Governo Federal e receberam verbas para implantar ações como, criação de Centros de Atendimento à Mulher, Casas Abrigo, ações de prevenção como, Mulheres da Paz, capacitação de gestores públicos e campanhas de sensibilização e divulgação dos direitos da mulher. A exemplo dos municípios da Região do Vale dos Sinos, organizados no Fórum Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, que estão investindo quase 10 milhões de reais em ações na área da violência.
FIM DA MISÉRIA – Com Lula, 36 milhões de pessoas entraram para a classe média e 28 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai aprofundar esse caminho e lutar para acabar com a miséria no país, que atinge mais as mulheres.
NÃO À DISCRIMINAÇÃO - com Dilma acreditamos que é possível promover a educação, a cultura, o lazer e a informação sem qualquer forma de discriminação e preconceito.
BOLSA FAMÍLIA - Atende hoje 12 milhões de famílias brasileiras. Não temos dúvidas que esta política deve continuar, pois ela ajuda em especial as mulheres, por serem elas que carregam ainda sozinhas a maior responsabilidade no cuidado com os filhos.
MAIS TRABALHO – O Brasil nunca gerou tantos empregos como agora. Dilma vai promover a autonomia econômica das mulheres através de cursos profissionalizantes e apoio à projetos de geração de trabalho e renda das mulheres do campo e da cidade. Como exemplos, temos os cursos na área da construção civil, economia solidária, desenvolvimento agrário e programa próximo passo destinado aos beneficiários do Bolsa Família..
MAIS EDUCAÇÃO – Lula criou o ProUni, mais universidades e escolas técnicas do que qualquer outro governo. Dilma vai seguir abrindo as portas da educação para todos. Acabar com o analfabetismo. Com ela, serão construídas escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil habitantes e em cidades-pólo.
MAIS CRECHES – Dilma quer garantir mais tranquilidade para as famílias que trabalham e não têm onde deixar os filhos. Por isso, já assumiu o compromisso de construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o país.
MAIS SAÚDE – Lula ampliou o Saúde da Família, implantou o SAMU, as Farmácias Populares e o Brasil Sorridente. Dilma já garantiu: vai criar 500 Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 24 horas e 8.600 novas Unidades Básicas de Saúde. Dilma vai consolidar a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher, fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento do SUS, com especial atenção à redução da mortalidade materna e neonatal, ao enfrentamento da feminização da epidemia do HIV/AIDS e da prevenção e tratamento do câncer de mama e de útero.
MAIS MORADIA. Juntos, Lula e Dilma criaram o Minha Casa, Minha Vida, que está realizando o sonho da casa própria de muita gente. Dilma vai ampliar o programa, garantindo mais 2 milhões de moradias populares para quem mais precisa, como as mulheres.
MAIS APOIO AO CAMPO – Nossos agricultores nunca tiveram tanto apoio para produzir e crescer na vida. Dilma – que criou o Luz para Todos, levando energia para milhões de lares brasileiros – é a certeza de que esse trabalho vai seguir em frente, tanto para o agronegócio como para a agricultura familiar. Na agricultura familiar destacamos da criação do PRONAF Mulher que é uma importante iniciativa do papel da mulher na gestão da propriedade.
MAIS COMBATE AO CRACK – Dilma vai combater a praga do crack com autoridade, carinho e apoio. Apoio para impedir que mais jovens caiam nessa armadilha fatal. Carinho para cuidar dos que precisam se libertar da dependência. E autoridade para combater e derrotar os traficantes.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto mulheres, mães, gestoras municipais de políticas para as mulheres, mulheres que ocupam cargos de poder nos governos e nas organizações da sociedade civil, vinculadas a vários partidos políticos do RS e que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos, em especial às mulheres gaúchas para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos nas mulheres, para erradicar a violência, a discriminação e as desigualdades sociais que ainda persistem na sociedade brasileira. É a nossa vez.
Finalizamos este manifesto reconhecendo que o Governo Lula trouxe avanços imprescindíveis no que se refere às políticas públicas para as mulheres e que só Dilma dará continuidade. Ao mesmo tempo repudiamos todas as mentiras, calúnias e difamações veiculadas contra Dilma, por aqueles que não admitem o modelo de desenvolvimento baseado nos direitos humanos e comandado por uma mulher.
Com a esperança e certeza de estarmos no caminho certo, subscrevemos:
Coordenação Ampliada Comitê Pluripartidário Mulheres com Dilma RS

Nenhum comentário: