
Uma equipe do Governo do Estado esteve reunida com a comunidade de São José do Norte, na manhã deste sábado (23), para ouvir as demandas dos nortenses, e apresentar as ações que serão desenvolvidas pelo Executivo em pequeno, médio e longo prazo. Entre as demandas estão a BR-101, a travessia entre Rio Grande e São José do Norte, heliponto, construção da subestação local da CEEE e qualificação profissional.
O governador Tarso Genro foi o mediador da reunião. Lideranças da comunidade, o deputado federal Fernando Marroni e os deputados estaduais Alexandre Lindenmeyer, Adilson Troca e Miriam Marroni repassaram as demandas da região. O presidente da Fundação Ambiental de Proteção Ambiental (Fepam), Carlos Fernando Niedersberg, falou sobre as licenças ambientais e, o diretor da Agência de Desenvolvimento do RS, Marcos Chester destacou o Polo Naval e a Petrobras. O superintendente Dirceu Lopes também aproveitou a reunião para falar sobre a necessidade de expansão do Porto do Rio Grande. O secretário-geral de Governo, Estilac Xavier, ficou responsável pelos encaminhamentos das demandas.
Estilac falou das ações que serão desenvolvidas em pequeno, médio e longo prazo na região, ressaltando a criação de um Plano Diretor Oceânico, que tratará de antecipar e planejar no que for possivel as ações que dizem respeito a toda faixa fluvial ou maritima que envolve atividade industrial portuária. "Este é um dos projetos que passará pela sala de gestão do Governo".
Conforme Estilac, é preciso pensar o debate realizado em SJN em dois momentos. "De longo prazo, estamos tratando as questões de ordem economica, desenvolvimento e inclusão. No curto prazo, temos a BR-101, e nós vamos pedir um estudo imediato ao secretário Beto Albuquerque para tratar disto." Uma das principais demandas solicitadas foi a travessia, e conforme Estilac, houve uma intervensão judicial que suspendeu o processo de licitação. "Nós vamos, em 30 dias, reabrir nova", afirmou.
Sobre a criação de um heliponto na região, o pedido será encaminhado à Secretaria de Infraestrutura. "O heliponto não servirá apenas à indústria e ao deslocamento de pessoas, mas também para alguma emergência de saúde". Sobre as questões relacionadas a CEEE, Estilac disse que o Governo vai buscar antecipar as obras da subestação local, visto que a previsão para o início é 2014. Os pedidos referentes a educação e qualificação profissional serão verificados e, já na próxima semana, a pasta responsável será chamada para reunião.
O governador Tarso Genro mostrou-se satisfeito com a participação da comunidade, enfatizando ser de extrema importância a relação entre o Governo e aqueles que realmente conhecem as principais necessidades do municipio. Para o governador, o papel do Estado é coordenar e organizar as demandas, aproveitando o progresso de forma organizada para tudo o que vai acontecer na região referente ao Polo Naval.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Caco Argemi
Nenhum comentário:
Postar um comentário