domingo, 19 de setembro de 2010

A importância da CORSAN para o Governo do Estado


Respeitosamente, apresentamos aqui um conteúdo de reflexão sobre o momento do Período Eleitoral e da situação vivida pela nossa empresa. Nós compomos um segmento, uma base social, do quadro de funcionários permanentes da CORSAN, e podemos fortalecer o movimento em defesa do saneamento, especialmente para melhor atender as necessidades da população gaúcha.
Diversas denúncias têm sido feitas pelo nosso SINDIÁGUA-RS. Há de fato um ambiente de permissividade para que interesses privados e/ou particulares sombreiem o real propósito de prestação de serviços públicos com qualidade. Além do nosso emprego e das atividades profissionais redistribuídas do corporativismo para os gabinetes externos, há a ameaça de a população gaúcha passar a ter que conviver com disputas entre municípios pelo poder sobre a água. Há o mercado privado em busca de um “parceiro amigo” que lhe entregue os valores das tarifas para a gestão privada do saneamento. Como reagir a isso?
Primeiro, é preciso de fato agir, não ficar submisso e acomodado, brincando com a realidade e fazendo pouco caso. Em segundo lugar, devemos reagir de forma responsável, sem a velha lógica dos colegas do bem contra os colegas do mal, de preestabelecer conceitos ideológicos sectários e aprisionar moralmente a quem discorda. É preciso manter a boa conduta e manter as tarefas funcionais com a relação hierárquica atual, e buscar espaços alternativos (fora do local de trabalho e do horário do expediente e dos recursos oferecidos pela Empresa) para essa reflexão sobre o novo Governo do Estado e a CORSAN que queremos.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, resolvemos impulsionar uma instância partidária interna que represente os anseios dos trabalhadores da CORSAN e por dentro do PT, através do NÚCLEO DE SANEAMENTO. Estamos nos organizando de modo descentralizado nas regiões e municípios, realizando plenárias e reuniões regionalizadas para melhor conhecer, entender, respeitar e debater a diversidade e as necessidades da CORSAN e do saneamento do nosso Estado. Atuando de forma integrada e fraterna, conseguimos aprimorar o Programa de Governo de Tarso, incluindo importantes compromissos para a CORSAN, seus funcionários e benefícios aos usuários.
O programa que queremos apresentar a toda a sociedade gaúcha começando pelos servidores da CORSAN e seus familiares pretende estabelecer uma forma direta, respeitosa e fraterna de diálogo, buscando ouvir críticas, sugestões, aprimorar conhecimentos, exercitar a tolerância expandindo os horizontes da inclusão interna e externa da CORSAN. Estamos também construindo a unidade e a integração com outras áreas do serviço público estadual de modo a garantir a participação direta dos trabalhadores na gestão, balizando seu rumo, contribuindo de forma qualificada numa perspectiva de vitória de Tarso e Dilma.
Queremos, portanto conclamar a todos os colegas para esta necessária reflexão que resultará em uma opção consciente nesta eleição barrando o desmonte da nossa CORSAN, identificando que esta é a prática patrocinada pelo PMDB e pelo PSDB que hoje comandam a empresa. Temos hoje um concreto compromisso histórico, único e renovado de Tarso, do PT e do Campo Democrático e Popular para com os trabalhadores do saneamento. Não podemos perder esta oportunidade de resgate das funções públicas de barrar a privatização e a venda da CORSAN.
É por isso que pedimos a tua reflexão, queremos que participe deste bom debate junto com o Partido dos Trabalhadores ajudando a construir, com a participação livre da sociedade, as decisões do nosso futuro governo. Cada um à sua maneira, seja com a crítica ou com sugestões, pode atuar e conhecer melhor as propostas de Tarso.
O PT orienta seus filiados e simpatizantes a respeitarem as qualificações desenvolvidas pelos trabalhadores do setor público, o que representa uma busca incansável pela profissionalização e pelo fim deste “loteamento de funções para amigos”.
Dos colegas da CORSAN filiados e por orientação do Partido dos Trabalhadores, pelo Núcleo de Saneamento da CORSAN.

Porto Alegre, Setembro de 2010.



PROGRAMA DE GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
COMPROMISSOS DE TARSO COM A CORSAN E SEUS TRABALHADORES JÁ REGISTRADOS NO TRE:

1) Tornar a CORSAN o principal instrumento na universalização do saneamento em nosso estado;

2) Ampliar a cobertura dos serviços de água e esgoto;

3) Manter a CORSAN como empresa pública através da renovação dos contratos de programa com os municípios;

4) Fortalecer a CORSAN visando adequá-la às exigências do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei n°. 11.445/2007);

5) Melhorar a prestação dos serviços e a atenção às comunidades através da adequação da estrutura organizacional da CORSAN às necessidades de regionalização e atendimento aos Contratos de Programa Firmados;

6) Valorizar as carreiras profissionais e capacitar o quadro funcional;

7) Garantir a água como um bem comum e um direito humano universal sob o controle público, cabendo ao estado o papel regulador, fiscalizador, indutor e financiador das políticas e ações voltadas para o aproveitamento e preservação dos mananciais.

Nenhum comentário: