quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As mulheres também podem!




A vitória histórica da Presidente eleita Dilma Rousseff sepulta a questão de gênero no Brasil no que tange à administração do país. Dilma, no voto, democraticamente, comprovou que as mulheres também podem. Aliás, todos nós podemos! O Presidente Lula já havia nos ensinado isto. "Sim, nós podemos."
Felizmente a jovem democracia brasileira começa apontar indícios de maturidade. O cidadão-eleitor já não é tolo Zé Ruela!!! No grito, no bafo, não se leva mais não. Tem que ter projeto, fazer para o conjunto da sociedade e não para alguns. Caso contrário, não adianta bolinha de papel, exalar fúria por aí, fabricar vídeos por aí, nem mesmo a “grande mídia” consegue enganar mais. Caiu a casa do neoliberalismo entreguista.
Hoje no Brasil filho de pobre pode estudar em universidade, porque tem o Prouni. Foram construídas mais de uma dezena de universidades públicas e mais de duas centenas de escolas técnicas federais. Antes não fizeram por que? Hoje não é só rico que come carne! Carro e casa própria que eram sonho para milhões de brasileiros, já são realidade para muitos, mesmo que tenha gente que não aceite, como o preconceituoso jornalista do Grupo RBS de Santa Catarina, que também acha que só rico ou quem leu algum livro na vida é que pode desfilar de carro. Essa é a diferença. O cerne dela está na concepção de país. O povo escolheu o projeto que contempla o estado para a maioria e não para alguns como se constata ao longo da história brasileira.
Mesmo assim a luta continua. Precisamos avançar mais no combate as desigualdades. Há gestores que ainda não aderiram ao Minha Casa Minha Vida, fazer o que além de cobrar? Outros preferem cadeia...
No tocante as discussões de gênero, com certeza elas vão se aflorar mais, até porque o debate é necessário e justo, pois as mulheres têm de ser tratadas com igualdade e respeito.
Mesmo com o ranço de um setor conservador, ultrapassado, entreguista, excludente, que não tem projeto para o país como um todo e que apelou até mesmo para a religiosidade das pessoas, o conjunto da sociedade brasileira em todos os cantos foi às urnas e consolidou esmagadoramente o projeto do Presidente Lula, optando pela sua continuidade configurada na coalizão liderada por esta mulher extraordinária chamada Dilma Rousseff.
Dentre todos os desafios postos a mulher presidente, não há duvida que o mais marcante foi o compromisso assumido durante a campanha e reiterado no seu primeiro pronunciamento pós apuração, que vai trabalhar sistematicamente para erradicar a miséria.
Outra iniciativa que gostei foi a disposição da Presidente eleita de dar uma atenção maior às micro e pequenas empresas brasileiras através de um conjunto de políticas gestadas por um Ministério específico para estas organizações que mais empregam e geram renda, mas que pelo seu tamanho carecem de um olhar republicano diferenciado para que possam se manter e competir no mercado, ampliando seus investimentos e, por conseqüência, gerando mais divisas ao país.
No passado a esperança venceu o medo. Agora a verdade debelou a mentira. E o Brasil vai seguir mudando sob o comando de uma mulher.

Nenhum comentário: