sábado, 27 de novembro de 2010

A semente da oportunidade





















O nome do Projeto Social é Semente da Esperança, o qual é muito bem conduzido pela competente Assistente Social Irmã Aldenice Três e por toda a sua dedicada e qualificada equipe de colaboradores e colaboradoras. Este humilde aprediz de blogueiro optou por nominar a postagem em "A semente da oportunidade", porque no seu entendimento uma das mais importantes vertentes deste fantástico projeto social pode ser adejtivada por uma simples, mas mágica palavra: oportunidade.
Para quem está a margem, com pouca ou quase nenhuma perspectiva, se deparar com um empreendimento social dessa magnitude, que dialoga com sua realidade local e de quebra está inserido na sua comunidade e o acolhe respeitando suas crenças, valores e acúmulos, é, sem sombra de dúvida, muito mais que esperança. É sim, uma grande oportunidade. Respeito quem não concorda comigo, mas como abordei no início trata-se de uma mera opinião.

A seguir posto o conteúdo do release que nos foi apresentando pela coordenação do projeto quando de nossa visita para conhecer mais este importante empreendimento social. Em seguida ampliaremos a postagem e colocaremos mais fotos. Quem ainda não conhece, recomendo que se desloque até o bairro Comendador Carlos Santos. Vale a pena. Como disse recentemente um presidente da república: "Sim! Nós podemos".

"PROJETO SEMENTE DA ESPERANÇA
Rua Evandra Ribeiro da Silva, 213 - Bairro Com. Carlos Santos,
Fone: 84172121 ou 84174477 - São José do Norte – RS


1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ENTIDADE RESPONSÁVEL
Associação Educacional São José
Rua Marechal Floriano Peixoto, 620
CEP – 90020-060 – Porto Alegre - RS
Fone: (0xx51) 3226 9895
CNPJ: 87.093.605/0001-52

COORDENAÇÃO DO PROJETO
Aldenice Tres
Rua 15 de Novembro, 113
CEP - 96 225 000 - São José do Norte - RS
Fone: 3238 13 93 – E-mail – aldenice.tres@gmail.com

LOCAL DE EXECUÇÃO
Centro Comunitário Jesus de Nazaré
Rua Evandra Ribeiro da Silva, nº 213
Bairro Comendador Carlos Santos
CEP - 96 225 000 São José do Norte - RS


ENTIDADES CO-PARTICIPANTES

. Prefeitura Municipal de São José do Norte
. Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)
. Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social (SMSAS)
. Secretaria Municipal do Meio Ambiente
. Departamento de Esportes
. Mitra Diocesana do Rio Grande – Paróquia São José
. Associação Literária São Boaventura
. Comunidade Católica Jesus de Nazaré
. Escolas Municipais
. Instituto Educacional São José
. Parceiros Voluntários
. CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
. Corpo de Bombeiros
. Patrulha Ambiental/ Brigada Militar
. Rádio Minuano e Rádio Litoral FM 104.9
. Petrobrás
. Universidade Federal do Rio Grande - FURG


JUSTIFICATIVA PARA A CONTINUIDADE DO PROJETO

De acordo com o artigo primeiro da LOAS, “a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada por intermédio de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.”
O Projeto Semente da Esperança é uma destas iniciativas, que articulada com as forças vivas da comunidade, concretiza direitos sociais em terras nortenses.
Constata-se que a comunidade, as famílias, jovens, adolescentes e crianças beneficiadas com o referido projeto manifestam-se favoráveis a sua continuidade e reconhecem a diferença que o mesmo faz em suas vidas.
Prova disto foi o resultado do Monitoramento e Avaliação realizados no período de novembro e dezembro de 2009 com um grupo de quarenta e quatro adolescentes e jovens. Ao serem convidados a citar, alegrias, descobertas, vivências, conquistas consideradas significativas para si, para sua família e comunidade no que tange na participação no projeto no ano de 2009 posicionam-se da seguinte forma:
- 60% dizem que trata-se de um local que possibilita muitas descobertas, tais como:
ajuda no dia a dia; ajuda no desenvolvimento; ocupa o tempo livre, impedindo exposição nas ruas; tudo é bom; que não tinha vontade de fazer nada, mas depois do projeto aconteceu a mudança; perceber-se mais feliz; que se as pessoas lutarem podem melhorar a vida de cada um; que o projeto deu bastante alegrias, através da educação com as pessoas, educação para respeitar os familiares e já trouxe bastante alegria para sua família; o projeto é uma grande descoberta, se não existisse, muitas crianças estariam na rua usando drogas, roubando; tenho paciência e também que com madeira se faz muitas coisas; que não adianta querer fazer tudo sozinho, você vai precisar de ajuda; o novo; quem foi Carlos Santos/ dados do município; a arte da música e que o importante que existe em nossas vidas é viver, aproveitar os momentos bons da vida e ter um mundo melhor.
- 30% dos participantes sinalizam o projeto como um local onde puderam viver a amizade;
- 16 % apontam que é vivência que proporciona aprendizagens relacionadas à: convivência com os outros; ter paciência; uso da informática/ computador; muitas coisas e muitas coisas novas; desenhar melhor e pintar em madeira, pintar direitinho; capoeira.
- outros se expressam dizendo que é um local de conquistas (troféus e medalhas, o Prêmio Mãos Unidas da Ong Parceiros Voluntários como sendo importante para a valorização do projeto e da comunidade e também o patrocínio da Petrobrás para a construção da quadra);
- outros ainda com menos incidência dizem: ocupação do tempo e ser como uma terapia; amizades que não ficam para trás, mas sim na memória; prazer de estar no projeto, tão dedicado e com muito carinho; reconhecimento de que faz muito bem para si, para as famílias e para a comunidade, porque traz felicidade, amor e paz para todos; campeonatos de futsal; inclusão digital; projetos interativos, passeios, a quadra; diversão, festa junina, viagem a POA; vivência da alegria e de muitas alegrias; troca de conhecimentos; possibilidade de ajudar quem não sabe; reconhecimento de que freqüentando o projeto começa a ter nova visão da vida, a respeitar as pessoas que estão ao redor; convicção de que vai ser uma pessoa melhor; vivência com todos sem ter preconceitos com as pessoas que são diferentes; entrar no projeto foi muito legal; significativo ter tido mais recursos.
Portanto, considerando o posicionamento dos participantes nos registros, a valorização do mesmo junto a comunidade e o reconhecimento do trabalho desenvolvido junto a rede social do município, justifica-se a continuidade do mesmo.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Oferecer às crianças e adolescentes de sete a quatorze anos, apoio psicosocial, através de um programa de educação complementar a partir de atividades culturais, físico-recreativas e artesanais que contribuam para o desenvolvimento da auto-estima, da socialização e na melhoria da qualidade de vida, direitos fundamentais da criança e do adolescente, como pessoas em desenvolvimento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Oportunizar atividades de apoio pedagógico visando reduzir o índice de repetência e a evasão escolar.

 Favorecer o contato com a natureza e a valorização da terra, como fontes de vida, saúde e alimento.

 Resgatar o convívio família, comunidade e escola.

 Oportunizar vivência grupal através de diferentes oficinas buscando resgatar os valores humanos e a cidadania.

 Desenvolver atividades culturais, artesanais, desportivas, de lazer e recreação para favorecer o desenvolvimento da auto-estima, a socialização e a integração na família, na escola e na comunidade.

 Cultivar valores humanos e espirituais que fortaleçam o caráter e eduquem para a vivência de relações de solidariedade, partilha, igualdade e respeito pela vida.

 Promover a inclusão social produtiva e digital, através da potencialização e implementação de oficinas de geração de trabalho e renda para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social em vista da diminuição da miséria, da melhoria da qualidade de vida e do resgate da dignidade, da auto-estima e da cidadania.



PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes de sete e a quatorze (7 a 14) anos matriculados em escola regular, em situação de vulnerabilidade social e ainda adolescentes a partir de 15 anos, jovens e adultos, famílias que desejam participar do Projeto nas diferentes oficinas e nas ações de geração de renda.


METODOLOGIA DE AÇÃO

O projeto desenvolver-se-á a partir de uma metodologia participativa, buscando envolver a criança, o adolescente, a família, a escola e a comunidade, na programação, na execução das atividades, na reflexão sobre os resultados alcançados e na programação das novas atividades.

Serão usados instrumentos, tais como:
a) reuniões:
- com a família e a escola, para partilhar e refletir a caminhada das crianças e dos adolescentes, comprometendo-as a participar ativamente do processo;
- com os educadores e agentes voluntários ou não, envolvidos no projeto;
- com a comunidade católica Jesus de Nazaré, Paróquia São José, Associação de moradores buscando integração e parceria.
b) plantão social: Orientação Social às famílias, crianças e adolescentes;
c) visitas domiciliares;
d) palestras formativas para os pais e responsáveis;
f) momentos culturais e desportivos promovendo a integração da família escola e comunidade;
g) parcerias com as diferentes entidades da comunidade;
h) M C S para divulgar e informar a comunidade sobre o projeto;
i) eventos da comunidade.
j) campanhas
l) participação nos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social e ainda, participação nas reuniões do Núcleo da Rede de São José do Norte.

Funcionamento do projeto:
No ano de 2010, a partir do mês de janeiro, semanalmente, será disponibilizado ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM) duas salas para o desenvolvimento de ações com mães do bairro e ainda continua a cedência do espaço físico, mensal, para as ações da Pastoral da Criança.
Ainda em janeiro de 2010, de 12 a 16 será oferecido um Curso da Patrulha ambiental a 80 crianças, na faixa etária de 7 a 13 anos.
Durante o mês de fevereiro iniciam os contatos com as parcerias, reuniões e encontros formativos, bem como o planejamento para as atividades do ano.
De março a dezembro, acontecem às inscrições, organização e funcionamento das oficinas, bem como ações pontuais: gincanas, piqueniques e outros.
O projeto funcionará cinco (5) dias por semana: segundas, terças, quartas, quintas e sextas feiras com crianças e adolescentes nos turnos da manhã e tarde, podendo participar de até 3 oficinas das abaixo relacionadas:
Reforço escolar, Hora do Conto, Violão, Futsal, ArteArtesanato (pintura em tecido, conchas e escamas, biscuit, crochê), Artesanato em Madeira, Iniciação à marcenaria, Computação e Internet, Sabão e Sabonetes, Grupos de adolescentes, Reforço de matemática, Futsal, Capoeira e a possibilidade de uso da biblioteca para todos.
Para os jovens e adultos continuarão as Oficinas de internet e computação no turno da noite.
Cada turno terá a duração de quatro horas e em cada um será servido lanche, exceto no vespertino.

Algumas ações que geram renda e que o público alvo são adultos:

Oficina de Sabão: 3 pessoas
Oficina de Costura: 8 pessoas
Oficina de Acolchoado: 4 pessoas
Oficina de Crochê: 5 pessoas"

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