quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Associado terá a responsabilidade de eleger diretoria do Clube



O Clube começará a viver dias diferentes em sua história centenária. Após exaustivas reuniões e debates o Conselho Deliberativo em fim aprova o novo estatuto do Clube Recreativo e Cultural Sócrates que teve como foco principal a adequação da norma social ao Código Civil Brasileiro de 2002.
Esta iniciativa já era para estar em vigor há um bom tempo como se pode perceber, mas vinha sendo protelada pelo Conselho Deliberativo, até então pelo estatuto que breve deixará de vigorar, órgão com autonomia para fazer a referida atualização.
Em Maio do corrente ano houve a renovação do Conselho Temporário do Clube e o grupo vencedor assumiu o compromisso com o quadro social de fazer a referida adequação, a fim de que os associados pudessem, a partir desta eleição, ter o direito de escolher diretamente sua diretoria. De acordo com este anseio dos associados, o Conselho Deliberativo constituiu uma comissão exclusiva para preparar uma proposta de estatuto, a qual foi composta pelos Conselheiros: Carlos Augusto Pontes, Denis de Souza, Ivanci Farias, Josely Medeiros e o Dr. Jorge Madruga que colaborou bastante fazendo a revisão jurídica. Auxiliou ainda o Secretário do Conselho Ernani Machado Teixeira Junior. Durante 45 dias a comissão reuniu-se e montou a proposta para apreciação e ajustes do Conselho Deliberativo que recentemente, após intensas discussões, aprovou o novo estatuto.
Além de atender a legislação do país o novo documento apresenta algumas inovações como o veto a “ficha suja” para a diretoria executiva do clube, devendo para tal os pretendentes apresentarem certidão negativa das justiças estadual e federal, bem como, a declaração de patrimônio anual ao Conselho Deliberativo.
Destaco como fundamental a questão de barrar o(a) “ficha suja” para administrar o Clube, o que foi aprovado unanimemente pelos Conselheiros. Mas a reforma não se limitou ao caráter dos futuros gestores. Ela permeou também por instrumentos de gestão e transparência ao exigir a obrigatoriedade do Clube adotar a escrituração contábil pelo regime de competência e da diretoria apresentar previamente plano de ação anual ao Conselho Deliberativo. Medidas essas que visam simplesmente qualificar a gestão da Sociedade para melhor satisfazer o associado e garantir a sua continuidade para as gerações futuras. Alteração que merece destaque é o fim do CONVITE CORTESIA, dentre outras. Sou radicalmente contra uns pagarem e outros se divertirem as custas de quem paga. Agora não tem desculpa. Está no estatuto. Ao associado cabe fiscalizar e levar ao conhecimento do Conselho, se entender necessário é às próximas diretorias cumprir.
A eleição ocorrerá em duas etapas. A primeira será no âmbito do Conselho Deliberativo, onde a(s) chapa(s) deverão atingir o mínimo de 25% dos votos, para que possam ser submetidas à apreciação da Assembléia Geral. A última etapa será na Assembléia Geral, onde os associados quites com a tesouraria do Clube, exceto os dependentes, terão o direito e a responsabilidade de escolher a diretoria executiva daqui para frente.
A eleição já tem data marcada. Ela acontecerá dia 04 de novembro de 2009 no Conselho Deliberativo e dia 21 de novembro de 2009 na Assembléia Geral. Os editais do processo eleitoral serão publicados após o registro cartorial do novo regramento do Clube. Assim que for superado o trâmite do cartório o documento estará acessível aos associados no site do Clube no endereço www.clubesocrates.net.

2 comentários:

Fernanda disse...

Oie...
a sociedade só tem a ganhar com essa novidade!!!!
Abraços...

Madruga disse...

Um grande serviço prestado pelo Conselho Deliberativo foi de construir um novo Estatuto Social. Mais democrático, permite a participação dos associados na escolha da Diretoria Executiva e do Conselho. Por outra lado, estabelece pre requisitos para que o associado possa se candidatar a aos cargos da executiva e do Conselho, além de propor segurança e controle na gestão administrativa.