domingo, 8 de novembro de 2009

PT: 30 anos olhando para o futuro


Em fevereiro de 2010, o PT vai completar 30 anos. Alguns de nós, ao olhar para trás, vão enxergar muitas lutas, reflexões, polêmicas, disputas, algum sofrimento, tristeza e incontáveis alegrias. Outros vão encarar a história de um partido vocacionado para a transformação e outros, ainda, esses mais jovens, lembrarão de pais e mães em encontros e reuniões intermináveis. Muitos vão enxergar um partido já excessivamente maduro, responsável, integrado. Mas outros, entretanto, ainda vão se emocionar com a sugestão revolucionária que repousa em nossa aura eternamente juvenil.

Há muitos jeitos de ver e interpretar o nosso partido, passados esses 30 anos. Mas numa coisa todos concordamos: esse partido, revolucionário, reformista, integrado, rebelde, jovem, maduro, às vezes orgânico, às vezes desorganizado, mudou o Brasil. E o mudou pra melhor. Pra muito melhor. Nesse sentido, caminhamos, nesses 30 anos, aceleradamente na direção de nossa utopia fundacional. É claro que há muito a fazer. É claro que ainda existem problemas e alguns deles muito graves. A miséria sobrevive, muitas injustiças ainda estão aí, estamos longe de uma república que se orgulhe do nome. Mas, é preciso reconhecer: o Brasil está melhor depois de sete anos de governo de Lula e do PT.

Mas o bom mesmo é que militamos em um partido em que, depois de 30 anos, podemos, também, olhar pra frente. Não estamos dizendo que o nosso partido é imune à problemas. Não! Aprendemos com nossos erros, inclusive aqueles recentes, que quase significaram a morte prematura de nossos ideais. Mas o nosso partido enfrenta os seus problemas, com transparência e democracia. Independente de nossas diferenças internas, os espaços para que possamos discutir nosso futuro continuam aí, abertos e pulsantes. É isso que estamos fazendo nesse Processo de Eleição Direta (PED).

Em 2010, pela primeira vez vamos enfrentar uma disputa eleitoral sem Lula. Entretanto, nunca foi tão importante para o povo brasileiro uma vitória do PT e de seus aliados. Nesses sete anos, foi possível ver a diferença que faz um governo comprometido com os interesses populares. Por isso, os desafios de nosso partido serão ainda maiores. Sua presença, para ganharmos e para governarmos, será fundamental para que nosso projeto tenha continuidade no Brasil, seja recuperado no Rio Grande do Sul e conquistado com grande vitória eleitoral em São José do Norte.

Por isso, defendemos as candidaturas de José Eduardo Cardoso para presidente nacional, Raul Pont para presidente estadual do PT e Ernani Machado Teixeira Junior para Presidente em São José do Norte. Não vai aí qualquer desconsideração com os outros candidatos partidários, todos os companheiros sérios e capacitados. José Eduardo Cardoso, Raul Pont e Ernani Machado Teixeira Junior, entretanto, sintetizam, em nosso ponto de vista, com mais força o que queremos para nosso partido: ética, democracia, amplitude social e militância organizada. São companheiros que poderemos reconhecer se olharmos para a nossa história, mas, acima de tudo, que têm projetos, apoios e disposição de fazer o partido olhar para frente e tratar do nosso futuro.

Temos que “reencantar a militância “. No dia 22 de novembro, venha votar! Venha escolher os futuros dirigentes do Partido dos Trabalhadores. Sua participação é muito importante.Jorge Madruga - Movimento Mensagem ao Partido - Nov/2009.

Nenhum comentário: