
Passada a euforia e constatada a realidade, chegamos a conclusão que agora é conosco.
Temos que ir a luta. Mais do que nunca a gente vale pelo que sabe e não pelo que tem, ou imagina ter.
Afora o gargalo da infraestrutura, a Mui Heróica, como não poderia deixar de ser, esbarra na baixa qualificação da sua mão de obra, o que deve ser enfrentado com urgência para que não se exclua do processo milhares de nortenses.
Me refiro ao empreendimento do Estaleiro Brasil, que superada a fase dos licenciamentos, deve começar a operar em um futuro próximo e, para tanto, vai demandar por gente preparada para tal, o que evidencia a necessidade de capacitação com relativa agilidade.
É bom lembrar que no ano passado começou um movimento liderado pelo Partido dos Trabalhadores de São José do Norte que trouxe ao municipio o Reitor da FURG o Prof. Dr. João Carlos Cousin com o propósito de buscar uma extensão da universidade para o município já prevendo esses investimentos, tendo em vista o estrangulamento da área portuária de Rio Grande e a política naval implementada pelo governo federal.
Na oportunidade a Prefeitura e a Câmara de Vereadores não se fizeram presentes, só para variar.
Além disso, a Executiva do PT Nortense desencadeou uma intensa campanha de divulgação do PROMINP, onde vários jovens da comunidade foram aprovados e em breve farão seus cursos, o que os deixará em condições de trabalhar na cadeia do petróleo e gás.
Não se pode parar por aí. Muito pelo contrário, a movimentação em busca de qualificação deve ser intensa, visto que há a confirmação da necessidade de mão de obra de todos os níveis de escolaridade. Sem falar que mais de 20% da população economicamente ativa de São José do Norte não é alfabetizada, o que se constitui num imenso desafio a ser enfrentado pelas redes de educação públicas.
"Vamos acompanhar e cobrar do atual governo uma postura proativa no sentido de buscar as soluções para todas estas necessidades e estaremos prontos para colaborar com o que estiver ao nosso alcance", destaca o presidente do PT nortense.
"Antevimos essa demanda e demos o primeiro passo, aproveitando o relacionamento que temos com as autoridades governamentais", afirma Jorge Madruga, Secretário de Formação Política do PT de São José do Norte. "Mas, temos e devemos ir mais longe na busca de cursos para qualificação dos nossos trabalhadores junto aos governos federal e estadual, nas suas universidades e no sistema S, entre outras iniciativas que deverão ser tratadas com este foco, além de apoio para estas demandas junto a nossa bancada de deputados federais e senador da república", destacou Madruga.
O desafio é grande, mas se cada um fizer a sua parte as coisas acontecem.
Quem parou de estudar é importante que retorne, que busque e persista na luta em busca de qualificação, preparo e mais conhecimento para puder atingir um objetivo melhor na vida.
Quem ainda não começou a estudar que dê o primeiro passo. Afinal, sempre é tempo de começar.
Em todos os sentidos a bola está com a população nortense, tanto para reinvindicar os espaços de qualificação como para fazer o melhor uso possível deles.
Ainda há tempo. Basta se mexer antes que outros tomem o nosso lugar.