segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A gente vale pelo que sabe



Passada a euforia e constatada a realidade, chegamos a conclusão que agora é conosco.
Temos que ir a luta. Mais do que nunca a gente vale pelo que sabe e não pelo que tem, ou imagina ter.
Afora o gargalo da infraestrutura, a Mui Heróica, como não poderia deixar de ser, esbarra na baixa qualificação da sua mão de obra, o que deve ser enfrentado com urgência para que não se exclua do processo milhares de nortenses.
Me refiro ao empreendimento do Estaleiro Brasil, que superada a fase dos licenciamentos, deve começar a operar em um futuro próximo e, para tanto, vai demandar por gente preparada para tal, o que evidencia a necessidade de capacitação com relativa agilidade.
É bom lembrar que no ano passado começou um movimento liderado pelo Partido dos Trabalhadores de São José do Norte que trouxe ao municipio o Reitor da FURG o Prof. Dr. João Carlos Cousin com o propósito de buscar uma extensão da universidade para o município já prevendo esses investimentos, tendo em vista o estrangulamento da área portuária de Rio Grande e a política naval implementada pelo governo federal.
Na oportunidade a Prefeitura e a Câmara de Vereadores não se fizeram presentes, só para variar.
Além disso, a Executiva do PT Nortense desencadeou uma intensa campanha de divulgação do PROMINP, onde vários jovens da comunidade foram aprovados e em breve farão seus cursos, o que os deixará em condições de trabalhar na cadeia do petróleo e gás.
Não se pode parar por aí. Muito pelo contrário, a movimentação em busca de qualificação deve ser intensa, visto que há a confirmação da necessidade de mão de obra de todos os níveis de escolaridade. Sem falar que mais de 20% da população economicamente ativa de São José do Norte não é alfabetizada, o que se constitui num imenso desafio a ser enfrentado pelas redes de educação públicas.
"Vamos acompanhar e cobrar do atual governo uma postura proativa no sentido de buscar as soluções para todas estas necessidades e estaremos prontos para colaborar com o que estiver ao nosso alcance", destaca o presidente do PT nortense.
"Antevimos essa demanda e demos o primeiro passo, aproveitando o relacionamento que temos com as autoridades governamentais", afirma Jorge Madruga, Secretário de Formação Política do PT de São José do Norte. "Mas, temos e devemos ir mais longe na busca de cursos para qualificação dos nossos trabalhadores junto aos governos federal e estadual, nas suas universidades e no sistema S, entre outras iniciativas que deverão ser tratadas com este foco, além de apoio para estas demandas junto a nossa bancada de deputados federais e senador da república", destacou Madruga.
O desafio é grande, mas se cada um fizer a sua parte as coisas acontecem.
Quem parou de estudar é importante que retorne, que busque e persista na luta em busca de qualificação, preparo e mais conhecimento para puder atingir um objetivo melhor na vida.
Quem ainda não começou a estudar que dê o primeiro passo. Afinal, sempre é tempo de começar.
Em todos os sentidos a bola está com a população nortense, tanto para reinvindicar os espaços de qualificação como para fazer o melhor uso possível deles.
Ainda há tempo. Basta se mexer antes que outros tomem o nosso lugar.

Um comentário:

Veiga disse...

É meu companheiro, ficamos felizes em saber destes investimentos em nossa terra, mas ao mesmo tempo preocupados com a situação de descaso por parte de alguns vereadores e do prefeito para com nosso municipio. Onde tu mesmo falastes, na oportunidade da visita do reitor trazida pelo Partido dos trabalhadores á SJN, eles não estavam nem um pouco interessados. Mas ainda há tempo srs. vão a luta, façam convenios com orgãos federais, estaduais, orgãos privados... na busca de cursos profissionalizantes para nosso povo, depois não adianta ir para as rádios chorar....O que aliás isso voces fazem muito bem...Mas situação pior será para nosso povo, que sempre foi batalhador e trabalhador e que esta vendo estas perspectivas de trabalho e renda voarem para outras cidades.Por favor autoridades saem do marasmo, acordem...façam alguma coisa..."tão esperando o que...