sábado, 6 de março de 2010

Chegou mais um




Tem mais não tem. Parece piada ou algum devaneio filosófico do tipo "só sei de que nada sei".
Mas, é a triste realidade vivenciada pelos agricultores de São José do Norte.
Chegou mais um trator para a frota da SMAPE. É fruto de emenda parlamentar materializada pela intenção do agente e, principalmente, pelo momento do país. Sobram recursos. Faltam iniciativas locais.
A desassistência a que são vítimas os homens e mulheres do campo não passa pela falta de patrulhas. Elas estão ali no parque da Prefeitura.
Até então, têm sido usadas nos já folclóricos desfiles de 25 de outubro promovidos pela municipalidade e, agora, em uma incursão ao interior, nos mesmos moldes, com a clara intenção de desviar o foco dos escândalos que começam a aparecer.
O discurso oficial para o confinamento das patrulhas é a falta de "motoristas". Só que nos festejos governamentais eles surgem como que num passe de mágica e depois desaparecem da mesma forma.
Persiste a cantilena de sempre. A produção primária é fundamental à economia do município, mas historicamente vem convivendo com o abandono do poder público. Ela deixou de ser prioritária. É só ouvir a eloquente argumentação oficial.
Aprofundando um pouco mais o cenário, nos deparamos com a relação dialógica entre a "prioridade" e a "escolha". Estamos carecas de saber que este governo não atende o setor como deveria. Mesmo assim "apostamos" nelle. O drama da escolha estende-se à "Casa do Povo". Lá quem representa os agricultores?
Não é por acaso que as coisas deixam de acontecer. Nada é por acaso. E o pior, para nossa tristeza, é que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos. Sem dúvida, saber escolher é uma dificuldade histórica dos agricultores. Então, já está mais que na hora de melhorarmos as nossas.

Nenhum comentário: