domingo, 29 de maio de 2011

Lindemeyer atua para tirar futebol amador da invisibilidade


Enquanto dirigente partidário, a convite do Deputado Alexandre Lindenmeyer a tive a oportunidade de participar de uma reunião importante, onde foi discutida a situação do esporte amador na região e as alternativas para que o mesmo não morra, especialmente o futebol amador, tamanho é o seu significado para as comunidades.
A reunião que aconteceu no Escritório Político do deputado petista contou com as presenças de diversos dirigentes do amadorismo rio grandino, assessoria do deputado, deste amigo representando São José do Norte e dos professores universitários de Educação Física Nílson e Capela.
Além de ouvir os relatos dos presentes inicialmente o Deputado fez uma análise das andanças do seu mandato no trato do esporte do esporte, destacando a importância do mesmo para o desenvolvimento físico e social do ser humano e para o entorno que ele movimenta. No aspecto a político, mencionou que tem pautado o reordenamento da FUNDERGS como instrumento do Estado Rio Grande do Sul para apoiar as iniciativas do esporte amador gaucho nas suas mais variadas modalidades e sobre a necessidade urgente de medidas que visem acertar a equivocada política de patrocínios do Banrisul que tem apoiado significativamente as equipes de futebol profissional da divisão principal do futebol gaucho.
Manifestou-se o Professor Capela da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, destacando a necessidade de aproximação das Universidades Federais das comunidades a fim de auxiliar os clubes, bem como que a ação deve partir das pessoas interessadas que são os desportistas de um modo geral que ao se organizarem individual e coletivamente têm condições de buscar recursos financeiros para aplicar no esporte no esporte através de bons projetos. No seu entendimento tem que se maximizar o aproveitamento dos legados da Copa do Mundo e das Olimpíadas que em breve vão acontecer no Brasil para que se retire o esporte amador da invisibilidade devido o seu valor para as comunidades.
Na sequência, o Professor Nilson que assessora o mandato Lindenmeyer na área do esporte aprofundou o debate ao apresentar e convidar os presentes e todos dirigentes do futebol amador da região a ingressar no “grito dos excluídos do futebol” movimento em defesa do amadorismo na região que está sendo articulado pelo Deputado Alexandre com o objetivo de trazer para a agenda dos poderes públicos e iniciativa privada a necessidade de apoio aos clubes amadores.
Este ano o movimento vai atuar com o objetivo de dar cidadania aos clubes de modo que se constate a realidade de cada clube no aspecto documental, verificando toda a parte burocrática e auxiliando a se legalizar por ventura quem ainda não existe de direito.
Para que a partir da conquista da cidadania os clubes possam buscar os reconhecimentos de utilidade pública municipal e estadual a fim de que possam acessar recursos públicos através de projetos endereçados à FUNDERGS, ao Ministério do Esporte, à empresas públicas ou patrocínios da iniciativa privada.
Não se discute a existência histórica dos clubes de futebol popular da região. O desafio que se impõe é sensibilizar a coletividade esportiva sobre a necessidade organização na base e coletiva, para depois que montar os projetos de captação de recursos, se encaminhar os órgãos de governo que as coisas acontecem, destacou o Deputado Alexandre Lindenmeyer ao mencionar diversos exemplos que desencadeou na época em que presidiu o S.C. Rio Grande.
A avaliação que faço deste momento é a melhor possível. Agora temos um parlamentar que pauta o esporte na raiz do seu entrave que é o seu trato como política pública. Lindennmeyer se notabiliza como uma referência ao tirar do submundo um assunto dessa magnitude. Não se limitanto a eleitoreira doação de bolas e ternos de camisetas como estamos habituados a conviver, o Deputado Petista vai mais longe ao propor a organização coletiva dos clubes, elaboração de projetos, investimentos na base, política de patrocinios das empresas estatais equânimes e com foco no social, a construção de uma política pública estadual a partir da FUNDERGS com o foco no fomento ao amadorismo e a busca de mais políticas para o esporte junto ao Ministério dos Esportes do Governo Federal.
Nosso esforço, capacidades de organização e mobilização é que vão dimensionar de que formas aproveitaremos os legados da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
No fim de Junho, o Deputado Alexandre Lindenmeyer a pedido dos petistas nortenses deve promover uma plenária do seu mandato e um momento para discutir com os clubes nortenses do futsal e do futebol amador a respeito do movimento Grito dos Excluídos do Futebol Amador.

Nenhum comentário: