sábado, 23 de maio de 2009

Escola Sim Cadeia Não

São José do Norte vive dias atípicos para ser bem otimista. Enquanto a esmagadora maioria de gestores busca resolver problemas de ordem social como saúde e educação, nosso município ignora esta realidade e parte em busca de um presídio. Pasmem isto é verdade: um presídio com o bonito nome de albergue, justificado em nome do constrangimento que nossos delinquentes sofrem ao serem conduzidos para a PERG em Rio Grande.
Realmente nossos dias não são os melhores. Estamos começando a pagar o preço de nossa escolha equivocada. Optamos em alinhar nosso projeto ao desastrado projeto político do estado gaúcho, o “Jeito novo de governar” dos tucanos, os quais colidem, para nossa tristeza, com o projeto que vem transformando o Brasil a partir de pesados investimentos em educação, infra-estrutura e assistência social liderados pelo presidente-operário que tem aprovação da imensa maioria do povo brasileiro.
Em sentido contrário, nosso município por escolha do Prefeito que deveria alocar, investir e captar mais recursos para a educação, resolve, bem ao seu estilo, presentear os Nortenses com uma gloriosa cadeia com o pomposo nome de albergue. Seria demais esperar alguma ação dele para a valorização da educação, já que foi ele quem do dia para noite, no canetaço, reduziu violentamente o salário dos educadores da rede municipal. Na mesma linha da sua companheira de partido que massacra os trabalhadores em educação da rede estadual. Não basta salário aviltado, agora a ordem é destruir o plano de carreira dos trabalhadores. Infelizmente essas foram as nossas escolhas.
A iniciativa de buscar a cadeia amplamente veiculada na mídia local e que reflete claramente a ausência não só física do Prefeito, porque nesse aspecto nosso digníssimo comandante quase sempre nunca está mesmo, mas sobretudo política, de gestão: qual o seu projeto para o município? Cadeia é a solução para o Norte?
Senhor Prefeito o município precisa de mais investimentos em educação e não de presídio, por isso este blogueiro afirma convicto: ESCOLA SIM CADEIA NÃO.
Esse investimento deve ser abrangente, não se limitar a prédios apenas, nem tão somente ao Ensino Fundamental. A Educação Infantil tem demanda reprimida na cidade e em algumas localidades do interior. As localidades do Cocuruto, Pontal, Povoação e 5ª Secção da Barra pedem o Ensino Médio na Escola Estadual Silvério da Costa Novo. O Norte precisa oferecer o supletivo do Ensino Médio. A rede municipal deve ofertar a EJA na cidade e no interior em parceria com os grupos comunitários já que temos estradas, transporte e energia nas localidades pólo. O município deve dar atenção à educação profissionalizante procurando buscar mais cursos técnicos, visto que hoje temos apenas dois já saturados e o mercado local-regional exige qualificação da juventude que visa ingressar no mercado de trabalho, o que impõe celeridade neste processo. Na Educação Superior carecemos de mais um pólo da UAB para o terceiro distrito que já dispõe do Ensino Médio em Bujuru e o município deve propiciar a esta clientela a oportunidade de cursar esta modalidade de ensino sem deixar as propriedades de suas famílias, o que além de qualificá-los vai minimizar o êxodo rural e o conseqüente inchaço da periferia. Além disso, não podemos esquecer da extensão da FURG. Creio que o município deve manifestar o interesse neste projeto que já tramita há algum tempo no Congresso Nacional, buscando apoio junto a bancada gaúcha a fim de concretizar esta iniciativa que a médio e longo prazos vai colocar São José do Norte em outro patamar, em virtude que os cursos oferecidos vêm de encontro a vocação econômica local-regional, como agronomia, engenharia florestal, veterinária e zootecnia, etc.
Não é difícil perceber o tamanho do equívoco ao tentarmos grosseiramente tratar a conseqüência esquecendo da causa.
A nossa causa tem que ser EDUCAÇÃO.
Devemos investir de verdade em educação com uma proposta pedagógica emancipadora, norteada por uma gestão democrática que vá de encontro com as demandas impostas pelo mundo moderno e que dê os subsídios necessários ao indivíduo para que ele seja livre, tendo condições de escolher o melhor caminho para sua vida.
Temos que inserir no currículo escolar empreendedorismo, informática e educação ambiental. Aliado a isso, desenvolver no contraturno escolar projetos esportivos, culturais e artísticos de forma universal.
Se adotarmos esta linha de ação com certeza não precisaremos de cadeia, nem de albergue.

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