domingo, 17 de maio de 2009

Minha Casa Minha Vida


O Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, é um novo programa na área de habitação do Governo Federal que veio para somar-se aos demais mecanismos de financiamentos ofertados pela Caixa Econômica Federal, bancos e iniciativa privada.
O Minha Casa Minha Vida visa beneficiar milhares de famílias de baixa renda do Brasil para realizar o sonho da casa própria, que muitas vezes é o sonho de uma vida inteira. O projeto irá beneficiar famílias com renda até 10 salários mínimos, e as inscrições começaram a partir do dia 13 de abril.
O Governo Federal está investindo R$ 34 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria.
Enquanto muitos países diminuem os investimentos por conta da crise financeira internacional, o Brasil gera novas oportunidades de desenvolvimento para que a roda da economia continue a girar. Esta medida do governo federal em parceria com estados, municípios e iniciativa privada vai gerar milhares de postos de trabalho, trazendo reflexos positivos a toda sociedade em um momento importante, onde o mundo vive uma crise do capital especulativo, o Brasil mostra como esta crise deve ser enfrentada.
Os interessados devem procurar as agências da Caixa ou se dirigirem as Prefeituras locais. Os brasileiros que já foram beneficiados com programa habitacionais anteriores não poderão participar deste.
O governo esta prevendo a construção de 1 milhão de casas. Os estados e suas respectivas cidades que estão participando desse programa, estão em ordem alfabética abaixo: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima e Santa Catarina. Confira a lista de Cidades do Minha Casa Minha Vida de todos Estados que participam do programa. Maiores detalhes do programa vide este vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM989191-7823-GOVERNO+LANCA+PACOTE+HABITACIONAL,00.html

Onde está São José do Norte? Será que não temos déficit habitacional? Ou o governo municipal não tem um projeto habitacional para nossa cidade? Fico com a última possibilidade, infelizmente. Pelo menos até o momento não se tem notícia de o município ter manifestado interesse para buscar uma moradia se quer através do programa habitacional MINHA CASA MINHA VIDA, gestado pelo governo federal em parceria com os demais entes federados e iniciativa privada. Portanto, a inércia do governo nortense não pode ser vista apenas como rusga política, pois este é um viés simplista e medíocre. Na verdade não temos é projeto para o setor, aliás, temos que projeto para São José do Norte?
Até agora sobram arrogância, vaidade, soberba e incompetência para minimizar as latentes demandas da nossa pobre São José do Norte. Algumas pessoas, lamentavelmente, investidas de um poder momentâneo, outorgado pelo povo, insistem em tratar o público como se fosse privado, se imaginando donas das coisas públicas e acabam esquecendo de cumprir suas missões.
Com isso quem sofre é o município que aguarda por um governo de verdade que seja sensível as suas carências, presente em todos os momentos e que articule incessantemente, de todas as formas, as soluções que tanto carecemos. Esta questão habitacional é uma que pode ser consideravelmente debeleda através da adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário: