terça-feira, 26 de maio de 2009

Comunidade Quilombola Vila Nova

Nesta quarta-feira, dia 20/5, a convite do Grupo Comunitário do Capão do Meio, o Madruga e eu tivemos a oportunidade de participar da reunião de lançamento da primeira comunidade quilombola de São José do Norte, a qual encaminhou neste encontro o processo de reconhecimento à Fundação Quilombo dos Palmares.
Esta é mais uma ação do Programa Territórios da Cidadania do governo federal que visa minimizar a histórica exclusão cometida sobre a etnia negra no país.
O evento no formato de reunião aconteceu no Salão Paroquial São Francisco de Paula, com uma significativa participação de moradores que tiveram a oportunidade de conversar com os técnicos agrícolas Antônio e Daniela do Centro de Atendimento ao Pequeno Agricultor – CAPA, os quais detalharam as peculiaridades do programa, bem como objetivos, ações, clientela, entre outros.
Superada a etapa de apresentação a equipe do CAPA proferiu levantamento sócio-histórico da comunidade através da oitiva dos moradores sobre as características das propriedades em busca de registros da escravidão que vitimou a raça negra, a qual tem de sofrer reparos através do políticas públicas diferenciadas já que sofreu e ainda sofre com a exclusão social.
No momento seguinte a comunidade foi convidada a enumerar as suas prioridades em termos de políticas públicas justificando a atribuição. Foram apontadas pela ordem:
Saúde è Atendimento precário e não contempla a demanda;
Assistência Técnica è A EMATER dispõe de apenas 01 técnico para atender cinco mil produtores rurais e o município não oferece nenhum, o que precariza o atendimento ao produtor, sobretudo ao de pequeno porte.
Moradia Popular è Acesso a este benefício para que o agricultor familiar possa ter mais dignidade.
Inclusão Digital è Que a comunidade possa acessar o Laboratório de Informática da Escola e que o mesmo tenha acesso à internet.
A comunidade escolheu ser reconhecida com o seguinte nome: COMUNIDADE QUILOMBOLA VILA NOVA. O líder comunitário junto ao programa escolhido foi o agricultor Flávio Machado.
O encontro culminou com um belo momento cultural. Os artistas brindaram os presentes com canções alusivas ao encontro. O Técnico do CAPA Antônio cantou a música do pequeno agricultor e o morador da localidade Paulo Sérgio, artista local nas horas vagas deu a sua canja com uma música sertaneja.
O evento foi finalizado após a leitura e aprovação da ata do encontro, a qual foi devidamente assinada por todos os presentes e juntada a documentação para remessa à Fundação Quilombo dos Palmares a fim de buscar o referido reconhecimento.

Nenhum comentário: