sexta-feira, 17 de julho de 2009

Encontro municipal: por um PT com atitude

No último dia 28 de junho, no Salão de Festas dos funcionários do Banrisul, o Partido dos Trabalhadores de São José do Norte reuniu-se para avaliar as conjunturas políticas local, regional e nacional, assim como, para escolher seus delegados que participarão do Encontro Estadual Adão Pretto, dias 18 e 19 de julho em Porto Alegre, onde será homologado o candidato petista ao governo do estado do Rio Grande do Sul.
Na ocasião a companheirada discutiu a importância da continuidade do projeto político que deu cara nova ao Brasil, através das diversas ações, programas, projetos e realizações do Governo Lula, entre as quais, o término da BR 101, as plataformas em Rio Grande, a expansão do Ensino Superior público e gratuito, a Universidade Aberta do Brasil, o Ministério da Pesca, o ganho real do Salário Mínimo, o Bolsa Família e o combate a fome, entre outras milhares de iniciativas que respaldam a alta popularidade do Presidente da República. Esta continuidade tem nome e sobrenome: DILMA ROUSSEFF. Caberá a competente Ministra da Casa Civil liderar uma aliança que pretende continuar implementando no país de forma “espraiada” os avanços liderados por Lula. O cenário político vai oferecer a oportunidade do confronto entre o passado e o presente, para que a população faça a avaliação em outubro de 2010 nas urnas. Vamos continuar avançando ou voltaremos a crescer como cola de cavalo? Vide a paralisia municipal e estadual que vivemos hoje. Esse é o grande desafio que se avizinha ao PT, além do Governo do Estado, que terá como candidato petista o Ministro da Justiça Tarso Genro.
Os delegados nortenses eleitos Jorge Sandi Madruga e Inácio Martins da Silva vão de Tarso Genro por entenderem que além da capacidade e experiência administrativa, o companheiro é a candidatura mais competitiva do partido, por ser capaz de compor uma aliança consistente para retomarmos o Piratini com um projeto harmônico ao governo Lula e não contrário como acontece atualmente, onde as Políticas Sociais são atacadas em nome do dito “déficit zero”. Precisamos voltar a valorizar as potencialidades econômicas locais e regionais. Estancar o desmonte da UERGS. Valorizar o funcionalismo público eleitos pelo atual governo como os “vilões do estado”. Voltar a valorizar os pequenos empreendedores do campo e da cidade, hoje abandonados a própria sorte.
Foi realizada uma avaliação do mandato do partido junto ao Poder Legislativo municipal, onde a militância entende ser necessário:
aproximar-se dos movimentos sociais;
apresentar as ações do governo Lula para o município e região;
expor a diferença entre os governos federal e estadual na atualidade;
e, ainda, adotar uma postura fiscalizatória consistente, incisiva e independente, no sentido de se opor de forma responsável ao governo municipal, tendo em vista a paralisia que o município se encontra. É só lembrarmos os diversos canteiros de obras abertos na véspera das eleições. E agora, cadê? “Por que parou? Parou por quê?”
O Partido solidarizou-se com a representante do CPERS-Sindicato que foi impedida de participar da Conferência de Educação promovida pelo município. Ato veementemente repudiado pelos petistas e classificado como ataque à democracia.
Por fim, comunicamos a nossa candidatura à presidência do partido no PED de novembro próximo e, também, o companheiro Jorge Madruga informou que é Pré-candidato a Prefeito Municipal para 2012.

Um comentário:

Rodrigo Gibbon Costa disse...

Realmente, tá faltando atitude ao PT Nortense, principalmente na representação do Legislativo que está muito distante daquilo que sempre imaginamos e sonhamos!
Espero que o SONHO não vire PESADELO.

Um abraço Companheirada!