sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Informática como meio de incentivo ao desempenho escolar



O momento atual nos impulsiona a lançar um novo olhar sobre a Educação como um todo. Com estes olhos fixos para a construção de um mundo de inovações onde as novas TIC’s surgem como uma proposta de mudança nas formas de comunicação e interação, aliadas à inserção do computador como principal ferramenta pedagógica no desenvolvimento de Projetos voltados para a educação como um todo.
A Informática na Escola provoca, estimula, promove e produz resultados positivos, capazes de atuar na formação do educando como um novo sujeito histórico inserido neste contexto.
Partindo desse pressuposto elaborei uma proposta de pesquisa sobre As TIC’s como meio de incentivo ao desempenho escolar a partir das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a qual me proporcionou acreditar que é possível mudar para transformar.
A partir da observação de um Projeto Educacional que teve o computador como principal ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem destes alunos, pude constatar que este recurso tecnológico aliado a um Projeto pedagógico voltado para a construção do conhecimento promove um ambiente de ensino-aprendizagem motivador, que leva os alunos a enxergarem a beleza existente no ato de aprender-fazendo, tendo no professor seu principal colaborador, cabendo a este o papel de observar, orientar, promovendo o desenvolvimento pleno destes sujeitos-históricos.
Minha pretensão é provocar uma reflexão mais profunda sobre o assunto, levando a uma análise crítica e nova atitude para o uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, já que os Laboratórios de Informática estão a disposição para boa parte de nossas Escolas.
Precisamos é desenvolver Projetos similares a este: http://infeduc.pbworks.com/ para que a informática se concretize solidamente no cotidiano escolar da educação básica nortense.

Um comentário:

Vera Pedone disse...

Oi meu amigo, gostei de teres postado sobre projetos que lincam Informática com Educação e em especial, teres citado o meu wiki, que é resultante de um projeto nestes moldes e que pode contar com a tua especial colaboração. Através deste projeto pude lançar-me adiante e também ajudei a desencadear o mesmo projeto na Escola Marques de Souza, fazendo um trabalho voluntário enquanto estive por aí há uns dias atrás e que já está tendo êxito. Fui também convidada e no mês de julho vou a Tavares para dar a minha contribuição e ajudá-los a desencadear por lá. Obrigada pelo apoio, pela parceria, pelo incentivo, pela ajuda na hora e fora da hora, porque tu, meu especial amigo, foste imprescindível nesta caminhada, e tenho certeza que este "nosso projeto" vai incentivar muitos outros por aí. Obrigada por tudo e por seres este homem de bem, inteligente, idealizador e principalmente, realizador, assim como eu. Sucesso nesta tua nova caminhada!!! Abraços com 1000 braços da Verinha